Leave a comment

Airo

Airo

Neste artigo, vou apresentar um tipo de ave: o airo. Algumas pessoas não têm conhecimento deste tipo de espécie, no entanto esta assemelha-se bastante ao pinguim.

O airo ou arau-comum é uma ave marinha. Tem este nome, devido ao seu grito alertante, pois é parecido com as palavras.

   Airo

O seu aspeto é semelhante ao da torda-mergulheira e distingue-se desta espécie pelo seu bico mais fino e pontiagudo. É uma ave de postura ereta e tem as asas pequenas

O aspeto exterior do airo faz lembrar um pinguim, no entanto não está relacionado com essa ave. Alimenta-se de peixes no alto mar, usando o seu bico para os capturar facilmente, nesta prática a ave consegue mergulhar até 60 metros de profundida.

O habitat desta espécie marinha são em ilhas, costas rochosas e falésias. Podemos encontrar estes tipos de habitats no oceano atlântico, desde o norte da América do Norte até ao Sul em New Brunswick, e, na Europa, até Portugal, nas Berlengas. E no oceano Pacífico, desde as costas do Norte do Alasca e da Colúmbia Britânica até à Califórnia.

 

   Berlengas, onde os airos habitam

 

                                                                               Últimos airos avistados nas berlengas

 

É curioso, ainda saber que cada fêmea põe um único ovo, abrigado da luz do sol.

Em Portugal é possível encontrar esta espécie nas Berlengas, contudo e infelizmente esta ave encontrar-se em vias de extinção. Entre Janeiro e Julho é possível avistar o airo, pois é nesta época a sua reprodução.

Leave a comment