Leave a comment

Andorinha-do-mar-anã

Andorinha-do-mar-anã

A andorinha-do-mar-anã, como todos os Sternidae, possui asas compridas e estreitas, cauda bifurcada e pernas pequenas.

Os juvenis podem ser identificados, principalmente, pelo pequeno tamanho e pelo bico completamente preto.

Voa muito rapidamente e com batimentos de asas rápidos. Pode ser observada a pairar sobre a água antes de mergulhar para capturar as presas.

A mais pequena das andorinhas do mar tem 22 a 24 cm de comprimento

 

Fundamentalmente, é uma espécie piscívora.

Alimenta-se geralmente ao longo das margens onde a água é menos profunda (e principalmente durante a baixa-mar). Os adultos circulam pela zona de pesca com a cabeça inclinada para baixo até localizarem uma presa.

Nesse momento, a busca pára e ficam a pairar sobre a presa, preparando o mergulho. Caem depois verticalmente na água, efectuando a captura

Após mais um mergulho na busca de alimento no Esteiro da Carrasqueira

 

Alimentação das pequenas aves

São aves essencialmente monogâmicas. A formação dos pares envolve uma corte aérea seguida de uma corte terrestre em que o macho oferece um peixe à fêmea e, se esta o aceitar, dá-se a cópula.

O ninho é um pequeno buraco no solo com alguns fragmentos de vegetação, rochas ou conchas, geralmente afastados de zonas muito vegetadas.

O ninho é uma pequena concavidade no solo. Normalmente só a concavidade. Neste caso particular rodeou com pequenos cristais de sal. A postura compoe-se normalmente de 3 ovos

 

A andorinha-do-mar-anã é uma espécie migradora que tem uma vasta área de distribuição por todo o mundo.

Em Portugal, fora da época de reprodução, esta ave marinha tem uma distribuição alargada e pode ser observada ao longo de toda a costa em zonas estuarinas e lagoas costeiras.

 

Leave a comment